Powered By Blogger

PÉRICLES


Péricles

Atenas . 495 – 429 a.C.

Filho de uma família proeminente da cidade de Atenas, Péricles foi educado por alguns dos filósofos mais prestigiados da época, entre os quais Anaxágoras e Protágoras.

Desde muito jovem ligado à administração política da cidade – estado, Péricles foi eleito estratego ( chefe militar dirigente político ) no ano 462 a.C. , cargo que manteve durante cerca de 30 anos.

Durante os seus sucessivos mandatos, Atenas prosperou em riqueza e em prestígio.
Na verdade, graças ao tesouro da Liga de Delos, Péricles pôde reparar e construir monumentos e obras públicas na cidade, De todas as obras de melhoramento embelezamento de Atenas, sobressai a construção do Pártenon, o mais importante monumento da acrópole ateniense e um dos mais representativos da arte grega.

Nos últimos anos de vida, Péricles teve de enfrentar conflitos internos  ( de opositores que temiam pelo futuro da democracia ) e externos ( das cidades do Peloponeso, lideradas por Esparta, que tentavam travar o crescente poderio ateniense ).

Péricles morreu vítima de doença, deixando Atenas envolvida numa guerra que provocaria a sua ruína.

Notas

  • Péricles era chamado de “ Cabeça de Cebola”, por causa do seu crânio alto e largo.

  • A mãe de Péricles era sobrinha de Clístenes, político grego considerado o fundador da democracia ateniense.

  • Para melhorar a eficácia da armada grega contra os Persas, Péricles instituiu salários para os tripulantes das embarcações.